Powered By Blogger

terça-feira, 29 de maio de 2012

Alimentação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez uma pesquisa e descobriu um número preocupante: 155 milhões de crianças, no mundo todo, apresentam excesso de peso. Isso significa que uma em cada dez crianças é obesa.Só no Brasil, o número de pessoas obesas cresceu, aproximadamente, 240% nos últimos 20 anos.

Menino obeso come chocolateMuitos países com alto indíce de obesidade, como os Estados Unidos, têm criado políticas para combater esse problema. A obesidade é considerada hoje uma doença crônica, que provoca ou acelera o desenvolvimento de muitas doenças e que causa a morte precoce.

Alimentação saudável é importante para viver bem e por mais tempo. Se desde cedo a criança aprender a comer de forma balanceada, poderá evitar muitas doenças graves. Gordura em excesso, por exemplo, entope veias e artérias, fazendo mal ao coração e podendo causar problemas de saúde como o infarto do miocárdio (morte de parte do músculo do coração).
Evite tomar refrigerantesTodo mundo sabe que doce, bala, salgadinho e refrigerante são alimentos saborosos e divertidos na hora de comer. Mas não são os mais saudáveis. Têm muitas calorias, mas são pobres em nutrientes. É muito importante ter uma alimentação equilibrada. E o que é isso? Significa comer de tudo um pouco, em quantidades moderadas e na hora certa.

Vamos fazer um teste antes de começarmos a falar de alimentos saudáveis. Escolha o melhor lanche para o recreio da escola:
(   ) Pacote de salgadinho, refrigerante, brigadeiro e chiclete
(   ) Sanduíche com pão de forma, queijo magro e suco natural de fruta

Prato com carboidratos, gorduras e proteínasVocê que escolheu a segunda opção acertou. É necessário levar lanches saudáveis para a escola. Uma boa alimentação também ajuda na hora de se concentrar e aprender a matéria. A primeira opção tem alimentos que fazem mal se você comer na hora errada e em grande quantidade. Essas delícias podem até ser mais gostosas que frutas ou verduras, mas não devemos exagerar nos doces, gorduras e massas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário